Fonte: Fogás / imagem: Divulgação

Estimados colaboradores, fornecedores, revendedores e clientes da Fogás,

Com muita tristeza informamos o falecimento, ontem 13/02/22, de Saul Benchimol Z”L, um de nossos fundadores e presidente de honra do Conselho de Administração da Fogás.

Saul Benchimol atuou intensamente como diretor executivo em todo o processo de construção, desenvolvimento e consolidação da Fogás ao longo de mais de 60 anos de dedicação à nossa organização. No Conselho de Administração continuava a dar contribuições ricas e objetivas, sempre encorajando e confiando no crescimento da organização, tendo apoiado com entusiasmo as recentes expansões realizadas com a construção de novas embarcações, com o Projeto Laguna II e com a fábrica da Gasônia Cilindros.

Foi um dos precursores da indústria de GLP no Brasil, sendo muito respeitado e admirado por todos os demais empresários do setor pelo pioneirismo e coragem de empreender na Amazônia e pela qualidade da empresa que ajudou a construir. Por isso recebeu numerosos reconhecimentos de seus pares e do Sindigás, órgão que representa os distribuidores de GLP no Brasil.

Saul Benchimol deu também contribuição muito relevante ao mundo acadêmico no Amazonas tendo ensinado economia na Universidade Federal do Amazonas por mais de 40 anos e desfrutado da amizade e admiração de gerações de alunos nos cursos de macroeconomia e contabilidade nacional. Foi um dos fundadores do Clube da Madrugada, associação de escritores e poetas que marcou época nas décadas de 1950 e 1960 em Manaus e também um grande incentivador das artes na Amazônia, patrocinando e adquirindo obras de artistas e autores regionais.

Em setembro de 2021 foi merecidamente contemplado com a medalha Ruy Araújo pela Assembleia Legislativa do Amazonas por proposição do seu amigo, admirador e ex-aluno, deputado Serafim Corrêa.

Paralelamente a sua atuação acadêmica Saul Benchimol era um apaixonado pela cultura, culinária e geografia da Amazônia. Conhecia como poucos os nossos rios e lagos que frequentou ao longo de muitos anos de pescarias e passeios com amigos e familiares. Diariamente consumia os nossos peixes e frutas amazônicas da época como o tucumã, a pupunha e o piquiá.

Era pessoa simples, espontânea e generosa, sempre pronto para ajudar parentes, amigos e a comunidade judaica do Amazonas da qual tinha muito orgulho em pertencer. Recentemente publicou os livros “Saul Benchimol, a Saga de um Judeu na Amazônia” com Abrahim Baze e “Saul Benchimol, um Judeu Amazônico” com Etelvina Garcia.

Saul Benchimol Z”L deixa um grande legado de trabalho, empreendedorismo, companheirismo e generosidade. Sua falta será duramente sentida, porém a memória que guardamos das suas realizações e das suas boas obras continuará sendo uma fonte de inspiração para todos na Fogás e na família.

Sociedade Fogás Ltda.