Fonte: Click Petróleo e Gás / imagem: Petrobras

Iniciando a semana com grandes debates do setor de óleo e gás, o atual presidente da Petrobras comentou nesta segunda-feira, (30/01), sobre o problema dos preço dos combustíveis no Brasil. Segundo Jean Paul Prates, essa deve ser uma questão tratada pelo Governo Federal e suas entidades, como a ANP. Apesar disso, ele acredita haver duas alternativas para o cenário atual: um fundo de estabilização de preços e a expansão da capacidade de refino no país.

Governo Federal deve lidar com a questão dos altos preço dos combustíveis no mercado nacional atualmente, destaca novo presidente da Petrobras

A política de preços adotada pela Petrobras para a taxação de seus produtos no mercado nacional vem sendo criticada há alguns meses pelo atual Governo Lula.

Isso, pois a consideração dos valores do barril do petróleo no mercado internacional para a cobrança no Brasil vem causando uma crescente nos preços cobrados pelos produtos.

Agora, o novo presidente da estatal, Jean Paul Prates, comenta sobre o assunto.

Ele disse em um workshop realizado no Programa de Aceleração do Empreendedorismo Regional (Reap) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que essa é uma questão do Governo, não da estatal.

O ex-senador acredita que o Estado e suas entidades, como a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), devem lidar com a volatilidade dos preços dos combustíveis no país.

Ainda assim, Prates é defensor de uma solução dupla, que passa pela criação de um fundo de estabilização de preços e pelo aumento da capacidade de refino da estatal.

Ele acredita que os investimentos em novas refinarias no país pode ser a solução para os altos valores cobrados pelos produtos atualmente no Brasil.

Isso acontece porque o país atualmente depende, em sua maioria, das importações de derivados do petróleo. Tal cenário acaba encarecendo a venda dos combustíveis para os consumidores brasileiros.

Além disso, a criação de um fundo de estabilização dos altos preços dos produtos no mercado nacional poderia, segundo Jean Paul Prates, contribuir para a diminuição dos valores.

A participação do atual presidente da Petrobras no Programa de Aceleração do Empreendedorismo Regional (Reap) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) também rendeu outras questões.

Além de comentar sobre o assunto dos preços dos combustíveis e o papel do Governo no cenário, Prates deu algumas palavras sobre os próximos anúncios da estatal.

Ele disse que os novos nomes do Conselho de Administração (CA) e de sua diretoria executiva serão conhecidos ainda esta semana.

Todos esse nomes terão ainda de passar pelo crivo interno da estatal e do atual CA. “Há ainda uma outra dúvida, mas, de hoje (30) para a amanhã  (31), eu devo definir os nomes”, destacou o executivo.

Além disso, ele disse que uma diretoria de transição energética será formada em um segundo momento, mas que, atualmente, o maior problema a ser tratado são os altos preços dos combustíveis.

Segundo Prates, uma cerimônia de posse só deve acontecer quando todos os nomes foram aprovados pela companhia nas instâncias necessárias.

Até lá, Jean Paul Prates segue em discussão com o atual Governo para novas possibilidades quanto à postura da Petrobras e do Estado na mitigação dos altos preços dos combustíveis.