Sindigás promove o 11º Encontro do Fórum Permanente do GLP no Rio de Janeiro

Pietro Mendes, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME; Rodolfo Saboia, diretor-geral da ANP; e Heloisa Borges, diretora da EPE, participarão do encontro

O Fórum Permanente do GLP acontecerá no dia 19 de outubro, no Hotel Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro. Neste 11º encontro, o tema será Consumidor e Segurança: garantia de direitos e do acesso ao GLP. O evento, realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo – Sindigás, contará com a presença do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Sampaio Mendes, do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Henrique de Saboia, da diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges Esteves, e do subsecretário técnico Felipe Peixoto, representando o Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) do Rio de Janeiro, Hugo Leal, entre outros convidados.

O Fórum tem como objetivo debater temas atuais e relevantes dessa indústria presente em 100% dos municípios brasileiros, que impactam a economia nacional, o mercado de energia e o atendimento ao consumidor final. De acordo com o presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello, a proposta do Fórum Permanente de GLP é unir a academia, membros do segmento e formuladores de política pública para criar um ambiente de debates. “Retornamos com o formato presencial do Fórum, que foi interrompido há alguns anos por causa da pandemia. O evento é uma grande oportunidade de fortalecimento do mercado”, pontua o presidente do Sindigás, que detalha os pontos que serão debatidos durante o 11º encontro:

“Nesta edição vamos discutir dois pontos cruciais para a sociedade. O primeiro pretende discutir as possibilidades, com base em experiências internacionais, do que pode ser aperfeiçoado no programa Auxílio Gás para que ele efetivamente possa contribuir no combate à pobreza energética, lembrando que a lenha ainda ocupa, inacreditáveis 26% da matriz energética brasileira. O segundo diz respeito à necessidade estrita de cumprimento às normas da ANP no melhor interesse do consumidor e no estímulo ao investimento continuado na qualidade do serviço prestado à sociedade”, ressalta Bandeira de Mello.

O Fórum terá dois painéis – “GLP: Aliado no Combate à Pobreza Energética” e “Desrespeitos às normas da ANP e impactos no direito do consumidor”. O primeiro bloco trará um breve relato sobre a matriz energética residencial pela EPE; o acesso ao GLP e desafio do combate à pobreza energética em relação ao preço e ao programa social; restrições ao uso do GLP e impacto na demanda; e o GLP como aliado na transição energética. Já o segundo painel terá debates sobre preços livres, concorrência leal e barreiras estruturais; regulação econômica vigente pró-consumidor, como garantia de segurança e eficiência; estabilidade regulatória; e propostas temerárias que podem trazer desarticulação do setor e risco ao consumidor.

Para se inscrever no 11º Encontro do Fórum Permanente de GLP, basta acessar o link: https://bit.ly/46xCK1Z

SINDIGÁS

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo – Sindigás foi criado em 1974 com a finalidade de estudar, coordenar, proteger e representar a categoria diante da sociedade brasileira e nas diversas esferas dos governos federal, estadual e municipal. Além disso, o Sindigás busca uma maior colaboração junto aos poderes públicos, associações e entidades sindicais, de todos os níveis, no sentido da solidariedade social e de sua subordinação aos interesses nacionais.

Hoje, o Sindigás conta com oito empresas associadas (Amazongás, Consigaz, Copa Energia, Fogás, Gaslog, Nacional Gás, Supergasbras e Ultragaz), que atuam em todas as regiões do país. Empresas jovens, que só recentemente entraram no mercado nacional; e empresas com mais de meio século de experiência em produção e comercialização de botijões. Juntas, elas representam quase 100% do mercado total de GLP brasileiro. São empresas que oferecem ao consumidor uma larga tradição de confiabilidade de suas marcas e que têm a responsabilidade de assegurar, há mais de 80 anos, o abastecimento da população brasileira em todos os pontos do território nacional. Saiba mais em https://www.sindigas.org.br/ .

Serviço:

Evento: Fórum Permanente do GLP

Data: 19 de outubro

Local: Hotel Hilton Copacabana

Endereço: Av. Atlântica, 1020 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Link de inscrição: https://bit.ly/46xCK1Z

Programação:

8h: CREDENCIAMENTO

8h30: MESA DE ABERTURA

9h: 1º painel: GLP: Aliado no Combate à Pobreza Energética

Palestrante: Carlos Ragazzo (FGV).

Debatedores: Heloísa Borges (EPE), Pietro Mendes (MME) e Marcelo Colomer (UFRJ).

Moderador: Antonio Marcos Umbelino Lobo (ULAC).

10h30: Coffee-break

10h45: 2º painel: Desrespeitos às normas da ANP e impactos no direito do consumidor

Palestrante: Daniel Raichelis (Dinamarco, Rossi, Beraldo e Bedaque Advocacia).

Debatedores: Francisco Nelson Castro Neves (ANP), Thiers Alves (ANP) e Claudia Viegas (A&M Infra and Capital Projects).

Moderador: Sergio Bandeira de Mello (Sindigás).

12h15: ENCERRAMENTO

• Sergio Bandeira de Mello (Sindigás).