Fonte: Sindigás

Responsável pela distribuição em larga escala de uma energia essencial para as famílias e para diferentes segmentos econômicos do país, a indústria do GLP é uma força motora potente e eficiente. Gera bem-estar social, emprego, renda; colabora na promoção da saúde; é insumo para o desenvolvimento de empresas de todos os portes, da cidade ao campo. Os números robustos ilustram a força dessa indústria: R$ 22 bilhões de faturamento anual; 380 mil postos de trabalho diretos e indiretos mantidos; e R$ 7,8 bilhões em impostos arrecadados.

As 180 bases de distribuição de GLP espalhadas por todo o território nacional cobrem 100% dos municípios brasileiros com oferta de GLP. Essa sofisticada rede de distribuição e um sistema de entrega porta a porta absolutamente coeso são capazes de abastecer 150 mil empresas e 91% dos lares brasileiros (ou nove em cada 10 famílias); e entregar 13 botijões de 13 kg por segundo em todo o país. Marcas extraordinárias de um setor que pode se orgulhar de ser benchmark internacional.

Aliado aos atributos já mencionados (que não são todos), cabe destacar que a segurança é um pilar imperioso do setor de GLP. Altamente regulado, preza pelo rigoroso cumprimento de normas; por investimentos vultosos – estimados em R$ 730 milhões anuais – em requalificação, manutenção e compra de recipientes novos; e pela constante valorização e treinamento da sua força de trabalho.

Vale sublinhar ainda que a indústria de GLP, ao contrário do que um olhar superficial pode deduzir, está permanentemente em busca de inovações que favoreçam o consumidor, o ponto central das suas atenções. Inovações que se traduzem em serviços, sistemas logísticos, formas de atendimento e soluções que visam a satisfação do cliente. É, sem dúvida, uma indústria de importância pivotal para o brasileiro e para o desenvolvimento do Brasil.

Sergio Bandeira de Mello
Presidente Sindigás